Menu fechado

Uber vai sair do Brasil? Fala do ministro de Lula é IMPACTANTE

Luiz Marinho, ministro do Trabalho do Governo Lula, está sendo o centro das atenções após algumas afirmações polêmicas nas últimas semanas. Primeiro disse que era a favor do fim do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e agora declarou que, a Uber pode sair do Brasil e os Correios seriam os responsáveis por fazer esse serviço.

O discurso veio logo após o governo brasileiro propor a regulamentação dos trabalhadores que atuam através dos aplicativos de transporte e entrega. As declarações do ministro repercutiram mal e foram dadas em entrevista ao Jornal Valor Econômico. Entenda a polêmica abaixo.

A Uber pode sair do Brasil de acordo com ministro Luiz Marinho – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Uber pode sair do Brasil?

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que está considerando incluir os trabalhadores que prestam serviços por meio de aplicativos, como a Uber, no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele alegou que esses trabalhadores precisam de garantias, uma vez que atualmente não há vínculo empregatício entre eles e a empresa, e que essas pessoas ficam “sozinhas” em caso de perda do veículo de trabalho, acidente ou furto.

Assim sendo, a ideia do ministro é regular o trabalho exercido por meio de aplicativos, incluindo os trabalhadores na seguridade social, como forma de protegê-los. Algumas propostas estão sendo avaliadas, mas Marinho ainda não decidiu se incluirá os trabalhadores na CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas).

Quanto à reação da Uber – se ela pode sair ou não do país -, Marinho não se preocupa e afirmou que a empresa pode ser substituída por outro serviço, a exemplo dos Correios. A empresa, inclusive, já ameaçou sair da Espanha em caso de regulamentação trabalhista, mas recentemente, negou essa situação e alegou que os próprios trabalhadores espanhóis foram contra as regras estabelecidas pelo governo de lá.

Veja também: Correios podem substituir o Uber no Brasil? Entenda a POLÊMICA!

A importância do aplicativo para o trabalhador e a economia

A chegada do aplicativo Uber revolucionou a forma como as pessoas se locomovem e, além disso, também tem impacto direto na vida financeira de muitos brasileiros. É importante destacar que o aplicativo tem sido uma excelente oportunidade para pessoas de baixa renda que buscam complementar sua renda com uma atividade de motorista.

Para estas pessoas, a Uber oferece a possibilidade de trabalhar em horários flexíveis, sem a necessidade de seguir um cronograma estabelecido. Além disso, os motoristas não precisam se preocupar com questões burocráticas, já que a plataforma se encarrega de cuidar de todas as obrigações legais.

Por outro lado, o aplicativo também tem impacto positivo na economia nacional, já que movimenta uma quantidade significativa de dinheiro. De acordo com dados recentes, a Uber tem mais de 100.000 motoristas ativos no Brasil, o que significa que a empresa contribui para a circulação de dinheiro no país.

A oferta de viagens a preços mais acessíveis tem possibilitado a inclusão social de muitas pessoas que antes não tinham acesso a serviços de transporte de qualidade.

Por outro lado, há preocupação com as condições de trabalho e a falta de amparo trabalhista dos motoristas de aplicativo, já que eles ficam desamparados em relação a seguro-desemprego, aposentadoria, férias e auxílio-doença, por exemplo

Veja também: Ministro do Trabalho aponta saída caso a Uber deixe o Brasil: entenda a POLÊMICA!

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *