Menu fechado

Uber vai encerrar operações na Colômbia a partir de fevereiro

Na última sexta-feira (10), a Uber fez um anúncio surpreendente: a partir de 1º de fevereiro, a companhia deixará de operar na Colômbia. A decisão foi tomada após autoridades do país determinarem a suspensão do serviço em atendimento a uma ação movida por uma empresa local que trabalha com táxis.

Uber

A tal empresa se chama Cotech e fornece tecnologia de comunicação para uma operadora de táxis. Em sua reclamação, aberta em 2016, a Cotech argumenta que a Uber favorece a concorrência desleal com os táxis por promover prestação de serviços de transporte de passageiros com carros particulares.

Desde então, o processo passou por várias idas e vindas, até que, em 20 de dezembro de 2019, a Superintendência de Indústria e Comércio da Colômbia (SIC) — órgão equivalente ao Cade no Brasil — se posicionou favoravelmente à Cotech e decidiu que a Uber deve suspender as suas operações em todo o país.

Para a SIC, a companhia realiza concorrência desleal ao violar normas de mercado e gerar desvio de clientela ao prestar serviço de transporte público individual de modo irregular. Por conta disso, todas as modalidades de serviço disponíveis no aplicativo da Uber deverão ser descontinuadas — o Uber Eats é exceção por ser um serviço de entregas.

Uber despedida ColômbiaUber despedida Colômbia

Em nota, a companhia considerou a decisão arbitrária e destacou que a legislação colombiana tem várias brechas, dando como exemplo o fato de o funcionamento do serviço como aplicativo ser permitido pelo Ministério de Tecnologias da Informação, mas ser considerado ilegal como modalidade de transporte.

No Twitter, a Uber publicou uma imagem com os dizeres “seu Uber está indo embora da Colômbia”. Apesar do clima de despedida, a empresa diz que está recorrendo da decisão e utilizando todos os recursos legais disponíveis para continuar operando no país. A companhia está promovendo a hashtag #UnaSolucionParaUberYa para conseguir apoio popular.

Veja também:  Motoristas de Uber iniciam paralisação e ficam indisponíveis na Capital

Ainda de acordo com a Uber, a plataforma tem mais de 2 milhões de usuários na Colômbia, além de 88 mil motoristas cadastrados no país.

Com informações: BBC.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas