Menu fechado

Uber usou 50 empresas-fachada para fugir aos impostos. “Esta é a Liga dos Campeões da Evasão Fiscal”

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas fantasma holandesas para diminuir a sua carga fiscal a nível global, avança esta quarta-feira a “Business Insider”, citando uma investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research (CICTAR).

Em 2019, a empresa tecnológica de mobilidade e entregas reivindicou 4,5 mil milhões de dólares em perdas operacionais (excluindo os Estados Unidos e a China) para fins fiscais, mas na verdade teve receitas operacionais de cerca de 5,8 mil milhões de dólares.

Além disso, várias filiais holandesas da Uber não apresentaram quaisquer relatórios financeiros obrigatórios e na Índia, por exemplo, a empresa pagou menos de um terço do impacto de 6% que o país impõe às multinacionais.

“Esta é a Liga dos Campeões da evasão fiscal”, declarou o analista principal da CICTAR Jason Ward à revista holandesa “De Groene Amsterdammer”. “A Uber sobrecarregou a sua abordagem à evasão fiscal”, diz ainda à “Business Insider”.

A empresa já tinha revelado em 2019 alguns detalhes sobre o seu paraíso fiscal holandês, quando mudou os seus direitos de propriedade intelectual das Bermudas para a Holanda, mas esta investigação mostra mais claramente de que forma a Uber estruturou a sua rede de empresas-fachada.

Esta operação foi financiada através um ‘empréstimo’ de 16 mil milhões de dólares de uma das sua filiais em Singapura, que é proprietária de uma das empresas fantasma que controla este ‘império’ da Uber – conseguindo assim a Uber uma isenção fiscal de mil milhões de dólares por ano nas próximas duas décadas.

Contactada pelo Expresso, a empresa não fez qualquer comentário até à hora de publicação desta notícia.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Veja também:  Joseph Gordon-Levitt interpretará CEO da Uber em minissérie | Arroba Nerd
0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas