Menu fechado

Uber usa ofensas racistas para chamar atenção sobre o assunto – propmark

A Uber vai convidar os usuários para serem aliados no combate ao racismo. Em nova campanha, a plataforma uma visa promover um conteúdo educativo, dentro do próprio app, para chamar a atenção das pessoas. Na primeira etapa, peças físicas em pontos de ônibus, relógios de rua e posts em redes sociais mostrarão frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários do app.

Peças estarão em pontos de ônibus, dentro do próprio aplicativo, entre outras plataformas (Divulgação)

De acordo com a plataforma, além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela companhia e podem levar ao banimento, os exemplos chamam a atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica.

Na segunda fase, uma série de vídeos mostrará, de maneira mais didática, como esses exemplos são parte do racismo estrutural e por que ter consciência disso é importante para ajudar a mudar essa realidade. Os vídeos serão distribuídos nas próximas semanas dentro do aplicativo da Uber para 23 milhões de pessoas – 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros.

Conteúdo foi desenvolvido pela ONG Promundo (Divulgação)

“Embora a Uber seja um aplicativo que está no celular de milhões de brasileiros, nossa operação acontece na rua. Com isso, as pautas complexas da sociedade também estão presentes em nossas operações. Por outro lado, a presença no dia a dia das pessoas nos traz um grande potencial e nos dá a oportunidade de ampliar mensagens de respeito”, disse a diretora de Diversidade e Inclusão da Uber, Bárbara Galvão.

CONTEÚDO
O desenvolvimento do conteúdo educativo foi coordenado pela Promundo, ONG focada na igualdade de gêneros e que já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS.

A pedido da Uber, a Promundo realizou grupos de discussão com dezenas de usuários, motoristas parceiros e ativistas de diferentes cidades do país e, com isso, conseguiu informações que auxiliaram na elaboração de conteúdos.

Veja também:  [Vídeo] ▶MOTORISTA DE UBER CHORA DE RIR COM HISTÓRIA DE PASSAGEIRA - ÁUDIO DO WHATSAPP #27 - JN SILVA

Além da Promundo, Celso Athayde, fundador da CUFA, e especialistas da Frente Nacional Antirracista também auxiliaram a empresa para chegar ao formato e abordagem final da campanha. O ID_BR , Instituto Identidades do Brasil, também tornou-se parceiro da Uber este ano e atuará nas demais iniciativas de combate ao racismo.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas