Menu fechado

Uber propõe regulação europeia do trabalho nas aplicações mas sem contratos – Dinheiro Vivo

A Uber quer ter uma palavra a dizer na regulação do trabalho a partir das aplicações móveis na União Europeia. A tecnológica norte-americana publicou esta segunda-feira um “livro branco”, em que defende que os motoristas e estafetas das plataformas tenham acesso a vários benefícios sociais mas sem os considerar como funcionários. A proposta foi entregue à comissária da Concorrência, Margrethe Vestager, e ao comissário do Trabalho, Nicolas Schmit, segundo a estação CNBC.

A empresa quer replicar na União Europeia a proposta aprovada no início de novembro no estado norte-americano da Califórnia. Os estafetas e motoristas têm direito a um valor mínimo por hora de trabalho, seguro do veículo, acesso a benefícios e outras proteções sociais e a serem representados livremente por sindicatos. Contudo, estas pessoas não serão reconhecidas como trabalhadoras das plataformas.

Para o líder da Uber, Dara Khosrowshahi, “são necessárias novas soluções para padronizar e melhorar o acesso a proteções e benefícios para os trabalhadores independentes”. O gestor acredita que esta reforma é “necessária para modernizar a rede social”, que deve “incluir plataformas para os trabalhadores terem acesso a mecanismos públicos de proteção social“. As declarações foram feitas através de uma publicação no blog oficial da empresa.

Em alternativa, Dara Khosrowshahi também sugere que as empresas possam criar e financiar um fundo que permita aos trabalhadores das plataformas “terem acesso a benefícios e apoios que quiserem, seja férias pagas ou então o apolo de objetivos de longo prazo, como começar uma família ou melhorar a sua educação”.

Veja também:  [Vídeo] Qual o melhor aplicativo Uber ou 99pop

Em tempo de confinamento, os estafetas que trabalham para as plataformas têm sido usados para os consumidores receberem em casa refeições ou encomendas, considerando que há o dever cívico de recolhimento e praticamente todos os estabelecimentos de serviços.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas