Menu fechado

Uber promove campanha com foco na educação antirracista

A Uber lançou na última segunda-feira (10) uma campanha que convida usuários e motoristas parceiros para serem aliados no combate ao racismo. Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover conteúdo sobre educação antirracista dentro e fora do aplicativo, utilizando exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens.

Leia mais:
13 de maio: Frente Nacional Antirracista promove ações e protestos pelo país
25 influenciadores digitais negros que você precisa conhecer

Como funcionará a campanha

Na primeira etapa da campanha, peças físicas em pontos de ônibus, relógios de rua e posts em redes sociais mostram frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários da Uber Além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela plataforma e podem levar ao banimento, os exemplos chamam a atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica.

Na segunda fase, uma série de vídeos mostrará, de maneira mais didática, como esses exemplos são parte do racismo estrutural e porque ter uma educação antirracista é importante para ajudar a mudar essa realidade. Os vídeos serão distribuídos nas próximas semanas dentro do aplicativo da Uber para 23 milhões de brasileiros (22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros).

Educação antirracista

O desenvolvimento do conteúdo de educação antirracista foi coordenado pela Promundo. A ONG é focada na igualdade de gêneros e já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS. A criação do material começou em 2020. A pedido da Uber, a instituição realizou grupos de discussão com usuários, motoristas parceiros e ativistas de diferentes cidades do País. Informações tiradas destas conversas auxiliaram na elaboração dos conteúdos.

Além da Promundo, Celso Athayde, fundador da CUFA, e especialistas da Frente Nacional Antirracista auxiliaram a Uber para chegar ao formato e abordagem final da campanha. O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) também tornou-se parceiro da empresa este ano e atuará nas demais iniciativas de combate ao racismo.

Veja também:  [Vídeo] jobless claims. Uber's Q4 results . uber vs lyft and much more

Compromisso da Uber

A campanha de educação antirracista faz parte de um compromisso global assumido pela Uber em 2020. A meta é combater o racismo e criar produtos igualitários por meio da tecnologia. As iniciativas incluem metas internas, como aumentar o número de funcionários negros (inclusive em cargos de liderança), e externas, como a revisão dos processos de respostas às denúncias de racismo e a disseminação de conteúdo educativo para usuários e motoristas parceiros.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas