Menu fechado

Uber não comparece à reunião de mediação e Câmara de Porto Alegre aprova CPI dos Aplicativos – Sul 21

A empresa Uber não compareceu à reunião de mediação solicitada pelo Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS), junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), que deveria ocorrer nesta quarta-feira (29), em Porto Alegre, para tratar do bloqueio massivo de motoristas realizada pela empresa nos últimos dias. A alegação da empresa é que esses motoristas teriam praticado um excesso de cancelamento de corridas, violando os termos da comunidade Uber. 

Entidades dos trabalhadores do setor estimam em mais de 15 mil casos de bloqueio no Brasil, cerca de 1% do total de motoristas cadastrados. Segundo o Simtrapli,  no Rio Grande do Sul ocorreram centenas de bloqueios. O Sindicato contesta a alegação da empresa sobre o excesso de cancelamentos, assinalando que isso está acontecendo “pelo grande número de viagens deficitárias que a empresa impõe, em face da enorme desfasagem de remuneração dos motoristas”. Ainda segundo o sindicaro, desde o início das operações da Uber no Rio Grande do Sul, em 2016, os motoristas acumulam um prejuízo de mais de 50% em seus ganhos. A Uber, observa ainda a entidade, reajustou suas tarifas em diversas cidades, como São Paulo, Brasília e Florianópolis, mas não o fez em Porto Alegre.

Com a recusa da Uber de comparecer perante à Justiça do Trabalho, o Simtrapli efetivou novo requerimento junto à Justiça Comum Estadual do Rio Grande do Sul, para que o CEJUSC, órgão especializado e competente para tanto, patrocine a necessária mediação entre as partes. “Temos buscado, incessantemente, um canal de diálogo com a Uber. A Justiça do Trabalho foi palco de uma pioneira rodada de negociações entre trabalhadores e empresas no primeiro semestre deste ano e o Simtrapli-RS confiava que pudéssemos repetir a experiência. Infelizmente, a Uber parece não querer conversar com os motoristas que asseguram os seus ganhos bilionários”, disse Carina Trindade, secretária-geral do sindicato.

Reportagem Original

Veja também:  Renault vai doar um Logan para motorista de Uber que foi espancado por taxistas #boato

Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x