Menu fechado

Uber libera gravação de vídeo nas viagens em BH para aumentar segurança: entenda

Teste tem início nesta semana, e empresa garantiu que passageiros são comunicados previamente sobre a novidade

Atenção, você está sendo filmado. A partir de agora, a mensagem também pode fazer parte das viagens realizadas pelo aplicativo Uber.

A empresa de transporte informou nesta semana que começa a testar em Belo Horizonte um novo recurso de segurança. Algumas viagens realizadas em Belo Horizonte serão gravadas pelos motoristas.

O recurso, no entanto, só poderá ser acionado com o aval dos passageiros. Além disso, as imagens vão ser criptografadas, o que significa que o condutor não terá acesso a elas. Somente em casos de uma reclamação de segurança, o motorista terá a opção de adicionar o vídeo.

Por enquanto, o projeto é piloto e vai ser testado com poucos motoristas. Se der certo, será ampliado, inclusive para outras cidades.

Gravação

Conforme a Uber, para gravar a viagem o motorista terá que utilizar um outro aplicativo parceiro, que permitirá acessar a câmera do celular. A utilização do recurso é opcional e o condutor pode escolher se participa ou não do projeto piloto. 

Ao solicitar uma corrida, o usuário conectado ao motorista participante do teste também será informado que sua viagem pode estar sendo gravada, para que possa optar por cancelar e buscar outro parceiro.

Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, a gravação de vídeo também permanecerá criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la.

Segurança

Conforme a Uber, quando o motorista enviar o arquivo, ele ficará armazenado com a empresa parceira, que terá acesso apenas às informações básicas, como data e horário da gravação – sem qualquer dado sobre usuários, pontos de embarque e desembarque, por exemplo. 

Se, mais tarde, o motorista decidir abrir uma reclamação de segurança, ele terá a opção de adicionar o vídeo. Só então a Uber, que tem a chave da criptografia, poderá acessar às imagens. Além do chamado aberto pelo próprio parceiro para solicitar uma investigação à Uber, só as autoridades competentes podem solicitar acesso às imagens para a Uber, na forma da lei.

Veja também:  [Vídeo] Uber / 99 ainda vale a pena ser motorista? Novo Uber / 99 Na... e Pois Pandemia Covid

“Desde que a Uber definiu, em âmbito global, segurança como sua prioridade, temos continuamente buscado testar novas tecnologias que nos ajudem a avançar nesse tema”, explica a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. 

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas