Menu fechado

Uber aposta em plataforma zero emissões – Jornal das Oficinas

A plataforma Uber acaba de anunciar o compromisso global em tornar-se numa plataforma de mobilidade de zero emissões até 2040. Em 10.000 cidades e seis continentes com 100% das viagens a serem realizadas através de VZE, transportes públicos e micromobilidade.

Os mercados europeus estão a liderar este caminho da eletrificação da indústria de ride-sharing. Até 2025, 50% do total dos quilómetros percorridos na plataforma da Uber em sete capitais europeias (Lisboa, Amsterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid e Paris) serão realizadas em VZE. Desde julho que em Portugal a Uber apenas aceita veículos adicionais elétricos na plataforma nas maiores cidades do país e nos seus principais produtos.

Em 2016 a Uber lançou pela primeira vez o produto Uber Green, com veículos 100% elétricos, e escolheu Portugal para a sua estreia. A empresa irá continuar a expansão do Uber Green em toda a Europa – ao crescer das atuais 37 cidades para 60 cidades até ao final de 2021. Isto significa que os utilizadores vão poder selecionar um veículo de zero emissões em cidades que representam 80% do negócio europeu da Uber até ao final de 2021.

Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal, referiu: “Em Portugal a Uber tem liderado no percurso para uma mobilidade sustentável com iniciativas como o lançamento do Uber Green pela primeira vez no mundo, ou a limitação de veículos adicionais a combustão fóssil. Como aplicação de mobilidade de referência a nível europeu, a Uber tem um papel importante a desempenhar na recuperação económica sustentável e por isso hoje assumimos uma série de compromissos para ajudar a promover a eletrificação da nossa plataforma em toda a Europa. Estes compromissos fazem parte da nossa rota para nos tornarmos uma aplicação de mobilidade de zero emissões até 2040 e para que continuemos a contribuir para cidades cada vez mais sustentáveis.”

Veja também:  Pica-Miolo: há uma nova padaria virtual que entrega pão e sandes em exclusivo na Uber Eats - Trendy

Francisco Ferreira, Presidente da ZERO, considerou: “É com grande satisfação que acolhemos esta decisão da Uber que cria um precedente para que todos os serviços rodoviários que efetuem muitos quilómetros nas nossas cidades deixem de recorrer a motores de combustão e passem rapidamente a contribuir de forma muito significativa para a redução da poluição do ar. Nos casos de Lisboa e Porto, a par dos investimentos na mobilidade suave e no transporte público, queremos rapidamente criar condições para se atingir 100% de viagens com veículos elétricos e para tal vamos envolver as empresas, o governo, as autarquias e os cidadãos nesta concertação por um ar mais limpo.”

William Todts, CEO da Transport & Environment (T&E), afirmou: “As pessoas em toda a Europa estão cansadas de poluição e do congestionamento do trânsito. A mobilidade elétrica partilhada é a chave para resolver esses problemas e o lugar certo para começar é com os motoristas que apresentam mais quilómetros, que serão os primeiros a beneficiar de veículos elétricos sustentáveis e mais económicos. O compromisso da Uber em tornar a sua frota elétrica o mais rápido possível nas principais cidades europeias é uma boa notícia. Agora é o momento dos principais países da Europa demonstrarem liderança. Precisamos que todas as grandes cidades da Europa introduzam zonas de emissão zero, novas ciclovias pop-up e corredores exclusivos para bicicletas, ao mesmo tempo que proporcionam fácil acesso ao carregamento em casa, no trabalho e onde quer que as pessoas estacionem.”

Para além desta novidade, a Uber aproveitou o momento para anunciar as parcerias com a LeasePlan, Power Dot, Renault-Nissan, BP e com a EDF.

Em Portugal, a parceria entre a LeasePlan e a Uber permite aos parceiros que usam a aplicação, terem acesso a veículos elétricos a preços mais acessíveis, através de um produto renting com todos os serviços incluídos.

Veja também:  Uber tem lançamento decepcionante na Bolsa de Nova York

A Uber e a Power Dot têm uma parceria na qual os motoristas Uber têm acesso exclusivo a hubs de carregamento elétrico a preços competitivos. A startup portuguesa dispõe de um total de 6 hubs de energia em todo o país, com 14 pontos de carregamento que permitem mais de 1000 carregamentos diários dos motoristas parceiros Uber.

A Renault-Nissan e a Uber firmaram uma parceria estratégica para garantir que os motoristas da aplicação Uber tenham acesso a veículos elétricos a preços acessíveis na Europa, incluindo Reino Unido, França e Holanda.

No Reino Unido, a Uber e a BP assinaram um acordo para fornecer aos motoristas novos centros de carregamento especializados em Londres. Os motoristas do Uber Pro também vão ter até 50% de desconto na assinatura mensal do Polar Plus da BP, o que permite desbloquear descontos na rede Chargemaster’s Polar da BP em mais de 7.000 pontos de carregamento.

Em França, a parceria com a EDF vai ajudar a disponibilizar uma nova infraestrutura de carregamento rápido em algumas das principais rotas por todo o país, bem como descontos para a instalação de carregadores no domicílio.

A Uber publicou um novo relatório sobre como avançar com a eletrificação do mercado ride-sharing em toda a Europa. ‘SPARK! Partnering to electrify in Europe’ analisa as barreiras que os motoristas com elevado volume de quilómetros enfrentam na eletrificação – especialmente em torno do carregamento e acessibilidade – e os métodos pelos quais a Uber, fabricantes de veículos, empresas de carregamento, cidades e legisladores podem trabalhar em conjunto para os superar.

Em Portugal, já foram realizadas mais de 7 milhões de viagens 100% elétricas através do Uber Green e a Uber estima que as viagens feitas por veículos eléctricos através da aplicação já pouparam 9 mil toneladas de emissões CO2, o que equivale a 37 mil viagens de avião entre Lisboa e Nova Iorque.

Veja também:  [Vídeo] FIZ 8HORAS DE UBER NO SÁBADO DE MUITO TRÂNSITO! "valeu a pena"?

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas