Menu fechado

Procon-RJ notifica Uber por exibir destino de viagem

A Uber anunciou no começo de abril que serão exibidos no aplicativo os destinos das corridas para os motoristas antes que eles aceitem a viagem. Com isso, a empresa se tornou alvo do Procon Carioca, pois a atualização poderá aumentar ainda mais o tempo de espera pelo serviço.

Em nota, o órgão de defesa do consumidor solicitou esclarecimentos do aplicativo de transporte. Na visão do Procon, mostrar o endereço final da corrida para o motorista poderá acarretar em um acréscimo no tempo de espera do usuário.

De acordo com a Uber, a estimativa de tempo é conforme a existência de carros próximos aos usuários. Então, a instituição acredita que os motoristas localizados perto do usuário não atenderão a solicitação, recusando a corrida em seguida por causa da distância e valor da viagem. 

É provável que você também goste:

Vale a pena trabalhar como motorista da Uber em 2022?

Entenda como vai funcionar a parceria entre Uber e taxistas

Reclamações sobre as compras online crescem 536%, diz Procon-SP

O que diz a Uber?

Para a Uber, a atualização disponibiliza detalhes extras aos condutores parceiros para que assim eles escolham quais percursos desejam realizar.

Anteriormente, o motorista tinha acesso aproximado da localidade da viagem, conhecendo o destino somente depois de aceitar a corrida. A mudança começou a ser testada em algumas cidades, porém agora foi executada em todo o Brasil.

Explicações solicitadas pelo Procon

Conforme o Procon Carioca, a empresa de transporte de aplicativo precisa informar se as mudanças realmente vão entrar em vigor. E mais, a startup deverá comunicar se adotará alguma providência para atenuar possível prejuízo aos usuários em caso de espera prolongada. 

Veja também:  Bahia Notícias / Notícia / Circulação intensa de helicópteros fez Uber desistir de testes com carro voador em SP

Outros solicitação de esclarecimento exigido pelo Procon é sobre a criação de planos para diminuir a taxa de não aceitação por causa dos trajetos. O Uber também deverá informar quais serão as providências para reduzir a indisponibilidade do serviço em lugares no qual as viagens não forem aceitas.

O órgão também gostaria de saber se a Uber está buscando mecanismos para aliviar eventual aumento nas recusas de corrida por causa do destino do passageiro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lutsenko_Oleksandr / Shutterstock.com

https://platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x