Menu fechado

Passageiro 5 estrelas: motoristas de Uber revelam o que rende nota máxima (e o que rebaixa)

O passageiro tem mais a ver com um dia ser bom ou ruim para o motorista do que o trânsito: é o que pensa Devinaldo da Silva, que dirige carro por aplicativo há 8 anos, em Belo Horizonte. Beré, como é conhecido, e outros profissionais contaram ao g1 o que os faz dar 5 estrelas aos clientes do Uber.

Assim como os condutores, os passageiros já eram avaliados, mas, desde fevereiro, eles podem ver quantas vezes receberam apenas 1 estrela, por exemplo (veja ao fim da reportagem como acessar suas notas). Antes, só era exibida a nota média, considerando as últimas 500 avaliações recebidas.

E o que fez um cliente receber mais ou menos estrelas? Motoristas de pontos diferentes do Brasil costumam olhar para os mesmos pontos. Veja na lista abaixo.

Não deixar o motorista esperando

“(O passageiro 5 estrelas) é aquele que está no local e faz contato com o motorista de imediato”, opinou Beré. Este quesito é unânime entre os profissionais consultados.

O problema de ter que aguardar muito tempo por um cliente é tão delicado que, em algumas regiões, uma taxa de tempo de espera começa a ser cobrada pelo Uber alguns minutos após o motorista chegar ao local de partida.

1 de 2 Beré Silva trabalha como motorista por aplicativo em Belo Horizonte (MG) — Foto: Arquivo Pessoal

Beré Silva trabalha como motorista por aplicativo em Belo Horizonte (MG) — Foto: Arquivo Pessoal

“Se o passageiro está no local no período correto, se, dentro do carro, coloca o cinto de segurança, se é gentil e fala ‘boa tarde’, por exemplo, tudo isso faz ter uma melhor avaliação”, afirmou Wesley Bratifich, motorista por aplicativo há três anos em Florianópolis.

Veja também:  [Vídeo] UBER DO CHEFE FAZENDO VIAGENS CURTAS. MANDOU BEM? UBER/99 POP

Não bastam cumprimentos e respeito às regras. Os motoristas também citaram comportamentos que atrapalham. “Ficar estressando o motorista, querendo fazer coisas proibidas no trânsito”, destacou o mineiro Beré.

“Menos que 5 (estrelas) na nota é a falta de educação e alguma arrogância. Já teve passageiro que vomitou no meu carro. Não falou nada antes e me lasquei todo. Gastei R$ 180 para a limpeza e ainda perdi um dia de serviço”, contou Carlos Eduardo Gomes, de São Paulo.

“Uma vez um casal começou a discutir a relação dentro do carro. Quando parei e solicitei a descida, os dois se viraram contra mim. Rasgaram banco e destruíram a porta. Uma maldade”, relatou Beré. “Também já sofri também três casos de racismo que me deixaram muito chateado mesmo.”

Assim como os passageiros, motoristas também podem reportar à Uber os clientes que os tenham desrespeitado.

Eduardo Cauby França trabalha como motorista de Uber desde 2016 em Salvador. Na visão dele, o passageiro cinco estrelas precisa compreender para que serve a plataforma.

“Tem cliente que não usa bom senso e pede um carro por aplicativo para fazer compra de um mês. Aí enche o bagageiro com produtos que podem trazer inconveniência, com gelo…”, descreveu.

O baiano diz já deu nota baixa para um usuário que entrou no veículo molhado. “Perguntei se ele estava molhado. Ele garantiu que não estava. Quando olhei, eu falei que ia dar nota 1 porque ele não cumpriu com a palavra. Ele me deu cinco e aceitou o 1 dele. Pelo menos estava ciente do erro”.

Gratidão e reconhecimento

“Uma pessoa esqueceu uma bolsa pequena no carro em uma sexta-feira de carnaval. Outro passageiro encontrou e me entregou. Peguei e consegui devolver. Soube que na bolsa estava o salário todo da pessoa e um iPhone novo”, contou o motorista. “Não fiz nada para receber algo, mas me deram uma gratificação. Esse é o verdadeiro passageiro 5 estrelas, é o que é agradecido”.

Nem sempre é assim, lembrou Santos: “Já fui acusado de roubar um celular, e a história foi que quem roubou o celular foi o amigo do usuário. Não cheguei a ir para a delegacia, pois avisei que iria abrir um processo por calúnia e difamação. Imediatamente, me pediram desculpas”.

‘5 estrelas’ não são tudo…

Beverly Iane Ramalho Bezerra também trabalha há seis anos como motorista por aplicativo. Ela reconhece a importância da classificação feita para usuários. Porém, diz que passou a analisar outros características dos passageiros ao aceitar uma corrida, além das 5 estrelas.

“Aconteceu um episódio comigo que marcou muito. Eu peguei três passageiros para levar para uma região de praia. Era uma passageira cinco estrelas. No decorrer da corrida, percebi que ela ia fazer algo errado, mas não tinha tanta certeza”, narrou Beverly.

“Quase no final, ela e dois rapazes me disseram que estavam indo executar uma pessoa. Ela era agiota e a pessoa não tinha pagado. Graças a Deus, eles desceram do carro e consegui sair daquele lugar.”

Como acessar suas avaliações no Uber

  1. Para saber quantas estrelas você recebeu no aplicativo Uber é necessário estar logado na plataforma por meio do aplicativo ou do site oficial do serviço;
  2. Na página inicial, clique na sua foto de perfil e acesse a opção “Configurações”;
  3. Em seguida, acesse a opção Privacidade;
  4. O próximo passo é clicar no botão “Centro de Privacidade”;
  5. No menu “Quer ver um resumo do seu uso do app da Uber“, acesse a opção “Ver resumo”;
  6. Role a página de resumo até encontrar a opção “Ver minhas avaliações”.
  7. Na central de privacidade ainda é possível acessar um resumo de dados, com número de corridas realizadas, número de pedidos feitos pelo Uber Eats e estatísticas sobre a modalidade de corrida favorita.

2 de 2 Página do Uber mostrando a avaliação de passageiros — Foto: Reprodução

Página do Uber mostrando a avaliação de passageiros — Foto: Reprodução

*Colaborou Tiago Alcantara

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x