Menu fechado

Observatório Nacional de Segurança Viária e Uber transportam o motorista para o papel de …

Foto: Divulgação


Com o objetivo de discutir o tema da Semana Nacional do Trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realizou uma ação interativa com quase 200 pessoas no Parque Ibirapuera. O simulador contava com uma bicicleta dentro de uma câmara interativa com som, vídeo, vento e vibrações, simulando a sensação de um ciclista quando um carro ou um veículo maior se aproxima demasiadamente, podendo assustar a pessoa que está na via ou até mesmo causar um acidente.

A ação ocorre durante a Semana da Nacional do Trânsito, período que reforça a importância de debater e conscientizar as pessoas sobre como reduzir os acidentes para todos que fazem parte do ecossistema viário das cidades.

Para Antônio Amato, ciclista e um dos participantes da simulação, a ação é de grande ajuda. “Uma pessoa que tem um carro, às vezes, ainda não teve oportunidade de andar de bicicleta, então você leva uns sustos no simulador. É muito válida essa ação!”, disse.

Simulador no Parque Ibirapuera

O nome da ação disse tudo, no lugar do outro, essa situação coloca uma pessoa que nunca andou de bicicleta no lugar do ciclista. Esse senso de educação que temos na vida, ao dar passagem para uma pessoa entrar no elevador, nem sempre temos no trânsito. O mínimo que temos que fazer é ter cuidado com outro para termos um trânsito mais seguro. E essa ação fez exatamente isso”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária.

O Observatório também promove, durante a Semana, uma série de webinars relacionados à segurança viária, com debates sobre ações desenvolvidas pela instituição e que visam englobar toda a sociedade em um dos temas mais relevantes ao País, o trânsito. “É fundamental termos cada vez mais a consciência da responsabilidade de cada um e a contribuição que podemos ter na segurança viária das cidades. A programação desta Semana enfatiza justamente o cuidado necessário com as pessoas que correm mais riscos por estarem em veículos menores”, completa Ramalho.

Foto: Divulgação

“Simular a sensação de insegurança que pode ser causada por um veículo maior mostra o quão importante é prestar mais atenção nas pessoas que estão mais vulneráveis no trânsito, como é o caso dos ciclistas e motociclistas. A Uber entende que é fundamental ajudar na prevenção de acidentes e que trazer essa vivência pode contribuir para sensibilizar as pessoas para tomarem mais cuidado na condução”, afirma Araceli Almeida, gerente de Operações de Segurança da Uber.

Veja também:  Setor de logística tem até 'uber de cargas' para chegar mais rápido ao cliente

A iniciativa apoiada pela Uber se soma a outras ações já realizadas pela empresa para segurança viária como, por exemplo, seguro de acidentes pessoais em todas as viagens com o aplicativo, o checklist de segurança para usuários de motocicleta e bicicleta, vídeos educativos para entregadores parceiros, podcast para usuários e condutores de Uber Moto, aviso de ciclofaixa na hora do desembarque, além do limite de horas online dos motoristas parceiros.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x