Menu fechado

Mudança recente na Uber faz empresa receber notificação do Procon-RJ; saiba mais

No início de abril, informamos sobre a mais recente novidade da Uber: a possibilidade dos motoristas saberem qual é o destino final do passageiro solicitante, junto ao valor total da corrida, e, assim, poderem decidir com antecedência se a aceitam ou não. A mudança dividiu opiniões, mas apesar de ter sido bem-vinda por parte dos colaboradores, rendeu notificação do Procon-RJ à empresa.

De acordo com manifestação do órgão no site da Prefeitura do Rio de Janeiro, a nova prática pode “ocasionar um incremento no tempo de espera do consumidor e na não aceitação das corridas, já que a estimativa gerada pelo aplicativo leva em consideração a existência de carros próximos ao usuário”. Por isso, a Uber deverá prestar alguns esclarecimentos.

Veja também: Motoristas do Uber poderão ver valor da corrida e destino antes de aceitá-la

A Uber terá que responder se tomará providências caso haja espera do passageiro além do tempo estimado pelo aplicativo e se haverá mecanismos para mitigar qualquer aumento no número de recusas por conta do destino final.

Além disso, empresa também deverá informar que medidas tomaria para minimizar uma possível indisponibilidade de carros nos locais menos aceitos para viagens, assim como falar os planos para diminuir uma taxa de não aceitação.

Para os técnicos do Procon-RJ, as mudanças no aplicativo criariam cenários onde, mesmo com carros próximos do consumidor, seria difícil para o mesmo conseguir uma corrida caso seu destino final seja muito longe ou pouco recompensador para o motorista.

“As recentes alterações na plataforma podem causar lesões aos direitos dos consumidores, o que não pode acontecer”, comentou o diretor executivo da entidade, Igor Costa. “Vale ressaltar que existindo a possibilidade de fornecimento, o serviço não pode ser recusado sem justa causa pelo fornecedor, que se dispôs a enfrentar os riscos da atividade.”

Veja também:  [Vídeo] 5 dicas Uber | Uber iniciante | Sugestões que facilitam o teu serviço

Novidade busca praticidade para a Uber, que já teve problemas com o Procon-RJ

Em comunicado à imprensa na época da implementação da novidade, a gerente de Operações para Segurança da Uber, Araceli Almeida justificou a mudança como uma forma de ajudar os motoristas a entenderem melhor as viagens que possam aceitar.

Continua após a publicidade

“O objetivo é tornar cada oferta ainda mais clara”, disse ela. “Fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas por meio do aplicativo para que os parceiros possam decidir antecipadamente quais desejam realizar.”

Veja também: Uber e 99 darão reajuste aos motoristas após aumento de combustíveis

Esta não é a primeira vez que a Uber tem problemas com o Procon-RJ. Em novembro de 2021, a empresa já havia sido notificada pelo órgão por conta do cancelamento excessivo de corridas. Meses depois, foi multada em até R$ 8 milhões junto à 99, sua concorrente no ramo, pela persistência do motivo.

…..

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro, Tecnoblog

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x