Menu fechado

Motoristas revoltados com promoções da Uber reúnem-se hoje para decidir ações de luta

Motoristas e operadores TVDE vão estar hoje concentrados em Lisboa, numa reunião onde podem ser decididas ações de luta como um “desfile de carros” junto das empresas das plataformas digitais de transporte, da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O motivo que levou à marcação desta reunião foi uma promoção anunciada pela Uber de 25% nas viagens aos clientes. Além das reivindicações antigas, esta promoção “foi o que fez transbordar” e deixou “os motoristas particularmente revoltados”, como explicou à Multinews Fernando Fidalgo, dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (Strup).

“A Uber alterou o tarifário em prejuízo dos operados e em conseguinte dos motoristas. Aplicando 25% de desconto ao cliente, a Uber prejudica os operadores ou motoristas”, disse, referindo que a plataforma “não tem encargos diretos com a actividade em si. Se os operadores facturam menos 25% a cada viagem, numa promoção aplicada sem qualquer aviso prévio, verão reduzidas as suas receitas”, disse.

A concentração tem como objetivo protestar contra esta medida da plataforma Uber e realizar um plenário em que vão ser decididas ações de luta. “Não está colocada de parte a hipótese de haver um desfile junto à AMT, IMT e às instalações da Uber e Bolt”.

“A Uber em Portugal não dá satisfações a ninguém, nem sequer ao Governo, porque nem o Governo conhece os critérios da plataforma. Lamentamos que o Governo não tenha tido até ao momento a preocupação de pelo menos garantir uma regulação por convenção colectiva de trabalho”, explicou ainda o dirigente sindical.

“As plataformas digitais têm o poder absoluto e até suspendem os motoristas “sem qualquer nota de culpa”, aponta ainda Fernando Fidalgo, sublinhando que nesses casos os trabalhadores “nem sabem do que são acusados”.

Veja também:  Uber Prioridade: saiba como usar a modalidade de 'fura fila'

A reunião terá lugar no Parque das Nações a partir das 14h30.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x