Menu fechado

Motoristas da Uber impedidos de trabalhar devido a algoritmo “racista”. Empresa já enfrenta processos

Os motoristas da Uber cumpriram uma paralisação de 24 horas e estiveram em protesto junto à sede da empresa em Londres para exigir melhores remunerações, uma redução da comissão da empresa para 15% e o fim do uso do software de reconhecimento facial que acusam de ser “racista”.

Uma reportagem da revista TIME conta a história de Abiodun Ogunyemi, um estAfeta de entregas da Uber Eats desde fevereiro de 2020, mas que em março deste ano ficou impedido de trabalhar devido ao algoritmo da aplicação.

Ogunyemi, que é negro, enviou a sua fotografia para confirmar a identidade na aplicação, mas quando o software não o reconheceu, foi impedido de ter acesso à sua conta por “uso indevido” e desde então está impedido de trabalhar.

O caso relatado pela TIME é apenas um de muitas dezenas de motoristas que ficaram impedidos de trabalhar devido aos problemas de reconhecimento facial da aplicação.

A Uber usa o software Microsoft Face API na sua aplicação para verificar a identificação dos motoristas, pedindo aos trabalhadores que enviem novas fotografias regularmente. De acordo com o sindicato Independent Workers ’Union of Great Britain (IWGB) e os motoristas da Uber, o software tem dificuldade em reconhecer as pessoas com tons de pele mais escuros.

Três ex-trabalhadores interpuseram mesmo ações no tribunal de trabalho no Reino Unido contra a Uber, acusando a empresa de demissão injusta depois de o sistema de reconhecimento facial não os ter reconhecido.

“Centenas de motoristas e estafetas que serviram durante a pandemia perderam os empregos sem qualquer processo legal ou evidência de irregularidades”, disse o secretário-geral do IWGB, Henry Chango Lopez, em comunicado. “A Uber deve descartar com urgência o algoritmo racista e restabelecer todos os motoristas que o sistema eliminou injustamente.”

Veja também:  [Vídeo] 🔴 UBER AO VIVO NA MADRUGADA EM MIAMI - DIRETO DOS ESTADOS UNIDOS 🇺🇸 #TERÇOU #MADRUGA

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x