Menu fechado

Marketplace da BlaBlaCar prevê 125 empresas de ônibus parceiras e 950 mil passagens vendidas até final de 2021 – Notícias de Campinas

A ideia de ofertar no mesmo portal caronas e ônibus traz mais opções para os usuários

Startup de carona aposta na diversidade de modos para facilitar a vida do passageiro

ALEXANDRE PELEGI

Lançado em 14 de dezembro de 2020, o Marketplace de passagens de ônibus da BlaBlaCar, que iniciou com cerca de 40 empresas de ônibus, já chegou após dois meses a 51 parcerias (dessas, 21 on-line), podendo chegar a 53 até o final deste ano. Até o momento, a plataforma conta já com empresas como Eucatur, Viação Ouro e Prata, Grupo Itapemirim, Santa Cruz, Viação Garcia e Expresso Nordeste.

O Diário do Transporte conversou na tarde dessa sexta-feira, 18 de dezembro de 2020, com o diretor-geral do tradicional portal de caronas compartilhadas no Brasil, Ricardo Leite, e com o gerente da unidade de negócios de ônibus, Igor Soares.

A ideia foi fazer um balanço sucinto dos primeiros dois meses de atuação do marketplace, bem como projetar as perspectivas do mercado para os próximos meses.

Apesar da pandemia, a BlaBlaCar festeja os números obtidos até aqui, e prevê chegar ao final de 2021 com 125 viações, mais que dobrando o número atual de parcerias. Em termos de passagens vendidas, a empresa projeta um número ambicioso: 950 mil bilhetes.

Apenas para o primeiro ano de operação, o marketplace aguarda um faturamento de R$ 84 milhões em vendas.

Nesses dois meses de operação São Paulo aparece como o principal destino da plataforma, enquanto Porto Alegre é a maior origem.

Como dado inédito, a BlaBlaCar nos forneceu o Top Ten da operação do Marketplace nesses dois meses iniciais, as rotas na modalidade ônibus mais vendidas dentro da plataforma. Como se pode ver, o trecho com passagens mais compradas foi Florianópolis-Porto Alegre, seguido por Campinas-São Paulo.

Veja também:  [Vídeo] Entrevista a Jaime Rodríguez de Santiago - Free Market Road Show Madrid 2017

Veja a relação:

1 – Florianópolis – Porto Alegre

2 – Campinas – São Paulo

3 – Jaú – São Paulo

4- Porto Alegre – Bagé

5 – Porto Alegre – Santana do Livramento

6- Pouso Alegre – São Paulo

7 – Rio de Janeiro – São Paulo

8 – Curitiba – São Paulo

9 – Alfenas – São Paulo

10 – Porto Alegre – Santa Rosa

MODAIS COMPLEMENTARES

O diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite, diz que reconhecer que os modais são complementares, e não concorrentes, é a principal característica do marketplace. “A pessoa pode descobrir que para determinado destino ela pode optar por uma viagem de ônibus de longa distância, o que é mais confortável, com um trecho mais curto de carona”, ele explica.

A ideia de ofertar no mesmo portal caronas e ônibus traz mais opções para os usuários. “Muitas das buscas que não encontravam resultado, com os ônibus elas se tornam possíveis”, diz Ricardo, mostrando que as vendas alcançadas até aqui demonstram isso.

Num momento de crise, o marketplace é um jogo de ganha-ganha. Ganham as empresas regulares de transporte rodoviário de passageiros, a quem a BlaBlaCar pode trazer passageiros adicionais, tanto por possuir uma grande demanda exclusiva, quanto pelo investimento que ela faz para adquirir novos usuários. “Quanto mais opções você tem, mais lucrativa é sua operação”, afirma o gerente da unidade de negócios de ônibus, Igor Soares.

De seu lado, ganha a BlaBlaCar, que vê boa parte de sua demanda não ser atendida por falta de ofertas suficientes. E os ônibus do transporte regular, com sua capilaridade e frequência, além de diversificar, suprem e complementam essa oferta.

Veja também:  [Vídeo] 歐洲共乘初體驗!|TALK ABOUT BLABLACAR

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Fonte: Diario do Transporte

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas