Menu fechado

Governo avança com novo regime para os trabalhadores ‘Uber’

Leia a revista

Em versão ePaper

Ler agora

Edição de 15 a 21 de abril

As mais lidas



A proposta, que tem vindo a ser preparada pelo Executivo, deverá estar em discussão na Concertação Social na próxima semana, escreve o Expresso desta sexta-feira. Plataformas disponíveis para reforçar direitos laborais, escreve também o jornal.

O Governo vai começar a debater a regulação laboral na economia das plataformas com os parceiros sociais a 31 de março, escreve o Expresso na sua edição desta sexta-feira. O tema estará em cima da mesa numa reunião extraordinária de concertação social convocada para tratar o Livro Verde para o Futuro do Trabalho.


UBER

A ideia será avançar com a “criação de uma presunção de laboralidade”, adianta o jornal, que cita a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho. Esta solução está em linha com outros regimes já adotados na Europa e do lado das empresas haverá abertura para avançar, refere também a notícia. 

Segundo a ministra, a ideia é que, mesmo quando não se verifique a tal “presunção de laboralidade”, será “fundamental reforçar o acesso a direitos por parte dos trabalhadores e assegurar uma melhor regulação das relações de trabalho no quadro das plataformas”. Uma das hipóteses poderá passar por uma nova classificação profissional que deverá combinar direitos dos trabalhadores dependentes com a flexibilidade dos independentes. 

O Executivo pretende acautelar direitos básicos, como um salário mínimo, férias, tempos de descanso e proteção social na doen­ça, parentalidade ou desemprego. E quer regulamentar a utilização de algoritmos na organização do trabalho, avaliação de desempenho e progressão na carreira, num quadro em que empregador e trabalhador estão distantes.

Descubra as
Edições do Dia

Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana

Veja também:  [Vídeo] PUBG: 6 DICAS VALIOSAS PARA INICIANTES

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas