Menu fechado

Ford, Lyft e Argo AI lançam táxi autônomo nos EUA até o fim do ano

A atuação das três empresas visa ser o primeiro passo para popularizar a chegada de um táxi autônomo nos EUA e transformar o cenário da mobilidade urbana

As empresas Ford, Argo AI e Lyft lançarão um taxi autônomo nos EUA ainda no fim deste ano após a criação de uma parceria conjunta. O serviço será oferecido para usuários da Lyft, uma plataforma de transporte estadunidense concorrente da Uber. A informação foi revelada nesta quarta-feira, 21, e representa o desejado avanço da Ford em adentrar o mercado de veículos autônomos.

Os “táxis robôs” começarão a circular inicialmente em Miami no fim de 2021, mas há a expectativa de impulsionar o lançamento em Austin em 2022, e que o projeto consiga alavancar o potencial de pelo menos mil carros em diversas cidades americanas nos próximos 5 anos.

A ação de lançar um táxi autônomo nos eua pode fazer com que o valor de mercado da argo ia salta de 7,5 para cerca de 12 bilhões de dólares no futuro
A ação de lançar um táxi autônomo nos EUA pode fazer com que o valor de mercado da Argo IA salte de 7,5 para cerca de 12 bilhões de dólares no futuro

A Argo IA é uma empresa criadora de tecnologia e já vem testando carros autônomos para sua pesquisa. A startup recebe financiamentos da Ford e Volkswagen e será responsável pela análise de dados anônimos gerados pelas corridas da Lyft. O intuito é que a companhia entenda as deficiências e maneiras de impulsionar a criação de um mercado rentável para táxi autônomo nos EUA. O acordo ainda prevê que a Lyft receba 2.5% de lucros provenientes dessa troca de informações, enquanto a Argo pretende abrir seu capital nos próximos anos.

Recentemente a Lyft vendeu sua divisão de projetos de veículos autônomos para a Toyota e a estratégia é oferecer um quantitativo de dados grandioso para que as outras duas empresas possam, de fato, colocar a mão na massa durante esse processo, ao passo que a Argo IA continua a desenvolver suas soluções e a Ford fornecerá os modelos Ford Escape para as corridas.

Ford, lyft e argo ai lançam táxi autônomo nos eua até o fim do anoFord, lyft e argo ai lançam táxi autônomo nos eua até o fim do ano
O Ford Escape é o mais recente protótipo autônomo da montadora estadunidense

Na nota oficial de anúncio, o co-fundador e CEO da Lyft, Logan Green, ressaltou que a colaboração entre as empresas marca a primeira peça do quebra-cabeça de veículos autônomos e que cada companhia trocará conhecimentos e tecnologia em suas áreas para tornar o mercado de carros autônomos uma realidade.

Veja também:  [Vídeo] Jaw Surgery 3 Months Post Op: Struggling to accept my new face

Além das cidades já mencionadas, Washington também receberá uma presença robusta das companhias, e toda a operação incluirá suporte a abastecimento, manutenção, limpeza e a criação de fortes relações com as comunidades para “fornecer soluções de mobilidade valiosas para atender as necessidades dos cidadãos”, revela a publicação da Ford.

“Essas três empresa compartilham a crença de que os veículos autônomos serão a chave para um cenário de mobilidade urbana mais limpo, seguro e eficiente. Este é o início de um relacionamento importante entre três companhias dinâmicas que visam fornecer uma experiência confiável e de alta qualidade para os passageiros e uma operação em grande escala em várias cidades ao longo do tempo.”

Scott Griffith, CEO da divisão de Veículos Autônomos & Negócios de Mobilidade da Ford

Inicialmente, cada táxi autônomo nos EUA será acompanhado de 2 pessoas, fora o tradicional passageiro que solicita a corrida. Um profissional será responsável pela análise do trajeto e corrida, enquanto um motorista reserva está à disposição para eventuais problemas técnicos. No entanto, um modelo de táxi autônomo nos EUA será lançado integralmente no país apenas em 2023, após toda essa rodada de testes.

E aí, você andaria em um táxi autônomo nos EUA ou prefere ter um motorista real ao seu lado? No fim de 2020 a Uber vendeu sua divisão de carros autônomos para a Aurora e se distanciou desse mercado.

Fontes: The Verge, Ford e Bloomberg

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x