A regulamentação dos aplicativos de transportes está em debate desde janeiro desse ano pelo presidente Lula (PT).
Em reunião com sindicais, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho anunciou a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de valorizar e assegurar os trabalhadores de aplicativos.
No entanto, após as declarações polêmicas de que não estava preocupado caso a Uber saísse do país por conta da regulamentação – pois os Correios poderiam operar no lugar da Uber, foi criada uma dúvida sobre o fim dos serviços da Uber no Brasil.
UBER VAI SAIR DO BRASIL?
Depois dos rumores, o ministro voltou atrás na sua fala e afirmou que a chance da Uber sair do Brasil é zero:
.
“Chance zero. A Uber não sairá do Brasil de maneira alguma. Pela simples razão que o Brasil é número 1 das operações da Uber. Jamais a Uber vai pensar em sair do Brasil”
Por meio de comunicado corporativo, a Uber afirmou que não irá sair do Brasil.
UBER é condenada a ampliar direitos trabalhistas dos motoristas
REGULAMENTAÇÃO DOS APLICATIVOS DE TRANSPORTES
De acordo com o ministro, a única intenção é a proteção social dos trabalhadores, principalmente em questões como acidente, morte e previdência.
“É preciso pensar na jornada. Não pode ter uma jornada extenuante que leva a aumentar os acidentes. E, aparentemente, estão acontecendo muitos acidentes provocados por excesso de trabalho. E é preciso valorizar a mão de obra. Ou seja, as empresas têm que dar transparência aos trabalhadores de quanto que eles estão repassando para remuneração e quanto que eles estão botando no bolso como lucro do empresário”
Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/