Menu fechado

Curitiba ganha Uber Moto, com serviço de transporte de passageiros em motocicletas

Da Redação

As corridas feitas com o Uber Moto vão custar praticamente metade do preço das viagens feitas com os carros do aplicativo. (Foto: Divulgação)

Curitiba passa a oferecer o serviço de Uber Moto para passageiros que queiram utilizar as motocicletas como meio de transporte, juntamente com outros 38 municípios brasileiros que já oferecem essa modalidade. A principal vantagem deste tipo de viagem feito com as motocicletas é o preço, que praticamente cai pela metade.

Apesar do serviço de moto-taxi ser proibido na capital, a multinacional encontrou uma forma de operar sob a alegação de que a novidade não se enquadra na legislação vigente. O serviço funciona igual ao aplicativo já existente com as viagens de carros.

A mesma possibilidade de controle do motorista selecionado para fazer a corrida existe no Uber Moto, com formas de checagem de antecedentes criminais, localização em tempo real e mapa da viagem.

LEIA TAMBÉM:

O sistema também vai manter a permissão de compartilhamento dos dados do veículo com os contatos do usuário, com informações da placa e identificação do condutor.

Dicas para fazer viagens seguras com Uber Moto

A Uber mantém um protocolo de segurança nas viagens feitas de moto, elaborado por um especialista em saúde. De acordo com o médico Alexandre Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira, os passageiros devem seguir as orientações. “A Covid-19 é uma doença com alta taxa de transmissibilidade, então elaboramos recomendações com o objetivo de reduzir substancialmente a chance de infecção entre pessoas que usam o serviço”, afirma Barbosa. 

Confira a seguir as principais recomendações do protocolo de prevenção.

Veja também:  Conta do Uber desativada? Saiba como recuperá-la

1. Uso obrigatório de máscaras

O uso de máscaras faciais de tecido ou cirúrgicas, cobrindo completamente o nariz e a boca, é obrigatório tanto pelo parceiro quanto pelo usuário. A máscara deve ser colocada no rosto sempre embaixo do capacete, e nunca sobre ele. 

2. Higiene do capacete e das mãos

A situação ideal é que o usuário do Uber Moto tenha seu próprio capacete individual. Caso não o tenha, com objetivo de redução de riscos, o motorista parceiro pode oferecer um capacete extra que seja higienizado entre uma viagem e outra. A parte externa do capacete precisa ser higienizada com álcool à 70%, ou álcool em gel, já a parte interna e alças (espuma e tecidos) precisa ser higienizada com produtos tipo spray desinfetantes que sejam efetivos na esterilização contra o coronavírus. Antes e após cada viagem, tanto o parceiro quanto o usuário precisam higienizar as mãos com álcool em gel.

3. Distanciamento interpessoal

Na medida do possível, recomenda-se que motociclista parceiro e usuário evitem situações como: interação pessoal face a face (mesmo usando máscaras), conversar sem o distanciamento interpessoal de 1,5 metro, contato direto mão com mão e principalmente qualquer atividade sem o uso de máscaras por ambos. Na preparação para a viagem de moto, no momento em que o usuário estiver vestindo o capacete e higienizando as mãos, recomenda-se que o condutor fique de costas para reduzir a interação.

4. Higienização da Motocicleta

Após o fim de cada viagem, o motociclista precisará higienizar as áreas comuns aos usuários, principalmente os assentos e apoios de mão com álcool à 70% ou álcool em gel.

Usuários

  • Use roupas adequadas para andar de motocicleta e evite chinelos ou sapatos que facilmente saiam do pé
  • Mantenha os pés na pedaleira quando a moto precisar parar, por exemplo, no semáforo vermelho
  • Tente acompanhar a movimentação do condutor durante a viagem, para maior equilíbrio do veículo
  • Use sempre o capacete com as viseiras abaixadas, para evitar lesões nos olhos 
Veja também:  Cabify em dificuldades e com poucos motoristas. Mas quer dar a volta ao negócio - ECO Economia Online

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x