Menu fechado

Consumidores do Uber Eats reclamam de cobrança adicional após a entrega do pedido

Consumidores do aplicativo de entrega de comida Uber Eats reclamaram no Procon-SP sobre cobranças adicionais que aconteceram após a entrega do pedido. Os clientes afirmaram que foram informados pelo entregador da empresa que deveriam pagar uma taxa extra.

O Procon-SP, então, notificou o Uber Eats para que explicasse sobre as cobranças. Conforme a entidade, o aplicativo afirmou que é mero “facilitador” da relação entre consumidores, restaurantes e entregadores.

De acordo com o Procon-SP, a empresa alegou que busca de todas as formas informar aos consumidores para que eles não façam pagamentos adicionais por entregas de refeições intermediadas por ela, já que não aceita “maquininha de cartão” como meio de pagamento oficial. Segundo a entidade, o Uber Eats diz que, ao efetuar o pedido de refeição, o usuário pode visualizar uma mensagem bastante explícita sobre a questão do pagamento.

Saiba mais

Na avaliação do Procon-SP, a atitude é “descabida”, já que toda a relação é de consumo e caracterizada por uma cadeia de fornecedores. Na visão da entidade, o aplicativo deve arcar com eventuais prejuízos causados aos consumidores por ato ou omissão de seus parceiros comerciais.

Para o Procon-SP, a empresa apenas exclui a conta do parceiro e não fica claro que o consumidor, ao contatar o SAC, obtém o estorno dos valores, nem que o aplicativo faz uma denúncia nas autoridades policiais. A entidade também afirma que o Uber Eats se furta da responsabilidade de ressarcimento dos valores, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

“É dever da plataforma que o serviço oferecido por ela seja disponibilizado e prestado com segurança e não simplesmente alegar que, assim como o consumidor, também é vítima das fraudes”, afirma Fernando Capez, diretor executivo da entidade.

Procurado pelo Valor Investe, o Uber Eats ainda não havia se posicionado até a publicação desta matéria, que será atualizada assim que o aplicativo responder.

1 de 1 — Foto: GettyImages

— Foto: GettyImages

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x