Com os restaurantes a preparar-se para voltar a encerrar, limitados apenas ao regime de take-away e entregas ao domicílio, as medidas divulgadas pelo Governo estabelecem limites nas taxas e preços destes serviços.
É indicado que as comissões cobradas aos restaurantes pelas plataformas estarão limitadas a 20%. Também fica estabelecido que as taxas de entrega das refeições não poderão aumentar neste período.
Já em relação ao gás engarrafado (GPL), está inscrita a medida de que este estará sujeito a preços máximos.
Estes limites nas taxas e preços já eram contemplados no decreto do estado de emergência enviado esta terça-feira por Marcelo Rebelo de Sousa à Assembleia. “Prevê-se (….) a possibilidade de intervenção na limitação de preços de certos produtos e serviços, como o gás de garrafa ou as entregas ao domicílio, a fim de evitar especulação.”
Subscrever newsletter
Muito obrigado pelo seu registo.
No final do ano passado, as comissões cobrados por plataformas como a Glovo ou a Uber Eats foi alvo de críticas. De acordo com uma análise da Deco Proteste, o acordo entre as plataformas e os restaurantes variava entre os 15 a 30% de comissão na Uber Eats. Já na Glovo a percentagem poderia chegar mesmo aos 35%.
Uber Eats afirma que “medidas tornam serviço menos acessível para consumidores”
Fonte oficial da Uber, dona do serviço Uber Eats, afirma que “apoiar o setor da restauração nesta pandemia tem sido uma das prioridades” da empresa na pandemia. “Desde março de 2020 que investimos financeiramente num plano para ajudar os mais de 6 000 restaurantes e comerciantes – e as milhares de pessoas que dependem deles para trabalhar – continuando a garantir um serviço de entrega aos consumidores. O nosso foco é aumentar o volume de negócios dos restaurantes e ajudar na sua adaptação ao delivery.”
A empresa afirma que “as limitações impostas” ao modelo de negócio, incluindo a taxa de serviço, forçam a empresa a “alterar a forma como operamos, prejudicando todos os que utilizam a nossa aplicação e que queremos apoiar.”
“Estas medidas tornam o serviço menos acessível para os consumidores, o que limitará a procura dos restaurantes e consequentemente as oportunidades dos milhares de pessoas que fazem entregas com a nossa aplicação. Vamos agora analisar as alterações necessárias, procurando minimizar o impacto negativo que esta alteração terá para todos neste novo confinamento”, diz a Uber.
Atualizado às 21h14 para incluir reação da Uber.
Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/