Menu fechado

Com a meta de esvaziar concorrentes como Uber, motoristas criam aplicativo próprio em Niterói

Motorista (Foto: Spencer Platt/Getty Images)

Com o apoio de investidores anjos, um grupo de motoristas que trabalha com aplicativos tradicionais, como Uber e 99, se organizou e criou a Associação Intermunicipal dos Motoristas por Aplicativo (Aimap). O presidente, Fernando Vieira, afirma que a entidade tem como objetivo reunir todos os motoristas que atendem a demandas por aplicativo em Niterói e nos municípios vizinhos.

A entidade usará um aplicativo próprio, e a intenção é que seus integrantes, mais de 800 atualmente, deixem de trabalhar para os demais. Segundo Vieira, a nova plataforma não cobrará taxa de agenciamento pelas viagens realizadas.

— Ficaremos com 100% do nosso lucro. Hoje com as altas taxas e preços dos aplicativos, poucos são os motoristas que não têm que trabalhar de 12 a 13 horas para conseguir ganhar uma diária de R$ 250 — exemplifica.

De acordo com Vieira, além da verba para criar a plataforma de transporte de passageiros, cujo valor não revela, a Aimap conta com mais R$ 300 mil para  investimento em publicidade, estrutura organizacional e serviços de assessorias jurídica, contábil e de tecnologia de informação.

O aplicativo deve ser lançado no dia 5 de julho. O projeto é ambicioso: a partir daí, diz Vieira, a ideia é que os associados deixem de fazer corridas a serviço da Uber e de empresas similares.

— Nossos anjos, que preferem não aparecer, se solidarizaram com a causa e querem criar uma nova realidade para o modelo de distribuição deste serviço, pautado e fundamentado na economia solidária, em que o negócio é feito para nós. Essa realidade veio para ajudar e facilitar a vida dos cidadãos e não para proveito e enriquecimento próprio. E nós, motoristas, com toda certeza queremos soltar este grito de “basta” entalado em nossas gargantas para os modelos empresariais de exploração por plataformas digitais — desabafa Vieira, que trabalha como motorista de aplicativo há quatro anos.

Veja também:  [Vídeo] QUANTO ganha um MOTORISTA UBER na ESPANHA?

Até a data de lançamento, a ideia é aprimorar a instituição e o aplicativo e atrair mais motoristas. A meta é chegar a dez mil associados, de Niterói e cidades próximas. Além de ficarem com o valor integral da corrida e não precisarem pagar qualquer taxa à instituição, os profissionais terão benefícios como acesso a cursos, palestras e rotas turísticas, um clube de vantagens e a possibilidade de fazer compras coletivas com menor custo (máscara, álcool, balas, água e acessórios automotivos), conta Vieira. A Aimap também contará com um central de atendimento por telefone e pelo site oficial da associação, que ainda será lançado.

O aplicativo funcionará nos moldes já conhecidos, com serviço de geolocalização, identificação do carro e do motorista e avaliação. O preço da corrida não deverá sofrer alterações, mas Viera garante que o serviço terá mais qualidade.

— Não se trata mais de uma empresa estrangeira que não conhece os motoristas e nada pode fazer além de devolver o dinheiro da corrida, em caso de algum problema, como acontece hoje. Os motoristas serão avaliados e bem preparados, e, para o caso de haver necessidade de devolução ou ressarcimento ao usuário  por um motivo justo, vamos ter um fundo na associação. Mas com profissionais satisfeitos, instruídos e bem remunerados a qualidade do serviço certamente só tende a melhorar.

Questionado se a prefeitura fez exigências à instituição, Vieira lembrou que os aplicativos de mobilidade urbana não são regulamentados. Porém ressaltou que tanto a associação quanto o aplicativo estão legalizados.

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas