Menu fechado

Carnaval: Fila de Uber para turistas entrarem em Guarapari – Tribuna Online

(Foto: Vinicius Rangel – Arquivo AT – 22/11/2015)

Com os ônibus de excursão proibidos de entrar em Guarapari, por causa da pandemia de Covid-19, uma estratégia vem sendo adotada para que os turistas tenham acesso ao balneário: eles estão desembarcando antes da barreira sanitária que fica na BR-101 e encontram uma fila de motoristas de Uber que os levam até o destino final.

No último final de semana, uma enorme fila de carros por aplicativo foi formada às margens da rodovia, cena que deve se repetir no Carnaval. Os ônibus ficam estacionados antes das barreiras sanitárias.

O guia Fernando dos Santos, que organiza excursões de Belo Horizonte (MG) para Guarapari, reclama que as pessoas pagam boletos por 12 meses para curtir as praias da cidade e estão sendo impedidas.

“Os ônibus não são os grandes responsáveis por aglomerações. Impedindo a entrada dos ônibus, estão impedindo nosso direito de ir e vir”, argumentou o guia.

“Já estamos viajando em menos pessoas por conta da pandemia, vamos para casa de aluguel na Praia do Morro que caberia 90 pessoas e estamos ficando em 35, e não incomodamos ninguém. Se não podemos entrar de ônibus, entramos de Uber”, completou.

O decreto que proíbe a entrada de ônibus, micro-ônibus, vans de turismo ou excursão, e suspende os desfiles carnavalescos e dos blocos, começou a valer no dia 1º e vai até 21 deste mês.

Para o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Fernando Otávio Campos, a entrada de turistas sem respeito às normas determinadas pela prefeitura mostra que a fiscalização não está funcionando.

“A ferramenta da prefeitura de controlar a pandemia era barrar os ônibus, e não funcionou. A pandemia não está no ônibus. Está nas pessoas que estão no ônibus. É constrangedor, porque o município fala de não entrar com o ônibus na cidade, mas o ônibus parou dentro do município e despejou as pessoas dentro do município. As barreiras precisam estar nas divisas, então”, disse Fernando Otávio.

Veja também:  [Vídeo] A viagem mais curta que fiz como motorista de aplicativo, Uber e 99

Para ele, isso também traz um desgaste de imagem para a cidade. “Assim, associamos a imagem da cidade ao descontrole e à desorganização. Isso prejudicou o Carnaval, e a desorganização não atrai turismo. O que atrai turismo é diversão e tranquilidade”, opinou.

“Colocam vidas em risco”

A Prefeitura de Guarapari esclareceu ontem que as barreiras sanitárias continuam nos principais pontos da cidade, proibindo a entrada de ônibus de turismo e excursão, vans e similares.

A medida, segundo a prefeitura, tem o objetivo de evitar e inibir a entrada de grande fluxo de pessoas. Entretanto, o município explica que não pode impedir a entrada de veículos comuns, como os de motoristas de aplicativo.

“Neste momento, o município encontra-se em risco alto (para Covid-19), o que significa que há um alto índice de contaminação. Infelizmente, as pessoas que estão fazendo este procedimento estão colocando a própria vida em risco, além da vida de seus amigos e familiares”, frisou a prefeitura, por nota.

“O momento não é de lazer, e sim, de cuidado, porém, sem a devida conscientização da população, este quadro de pandemia em saúde irá permanecer por mais tempo, levando outras pessoas a serem acometidas por esta doença que tanto os municípios, estados e países vêm tentando combater”, complementa a nota.

REGRAS NA GRANDE VITÓRIA

Guarapari

Entrada na cidade: Proibida entrada de ônibus, micro-ônibus, vans de turismo ou excursão na cidade até o dia 21 deste mês.

Eventos: Vetada a realização de eventos, blocos e desfiles carnavalescos que possam gerar aglomeração ou fluxo intenso de pessoas.

Caixas de som: O uso nas praias continua proibido. O objeto será apreendido e a multa é de R$ 2.007.

Fiscalização: Equipes da prefeitura e da Polícia Militar estarão atentas a aglomerações.

Veja também:  Greve na Uber: tarifas disparam em dia de paralisação internacional

Vitória

Comitê: As ações integradas do Comitê contra a Covid-19 – que reúne várias secretarias, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – serão intensificadas no Carnaval, com equipes em pontos estratégicos para evitar aglomeração.

Blocos de Carnaval: Representantes estão sendo notificados para que não aconteçam manifestações.

Carros de som e caixas portáteis: São proibidos. O valor médio da multa é de R$ 6.878,72.

Denúncias: Um dos canais é o Fala Vitória, no telefone 156.

Serra

Fiscalização: No Carnaval, haverá fiscalização integrada com a participação de equipes de Meio Ambiente, Posturas e da Vigilância Sanitária, agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal, PM e Corpo de Bombeiros. A Central de Videomonitoramento será uma forte aliada no trabalho para coibir aglomerações.

Carros e caixas de som: Estão proibidos.

Denúncias: Telefone 162.

Vila Velha

Ações integradas: Serão realizadas com várias secretarias no Carnaval com intuito de coibir aglomerações, festas e eventos clandestinos. As ações envolvem orientação e educação sanitária, fiscalização de trânsito e de bares e restaurantes.

Cariacica

Proibições: Vetados blocos carnavalescos, festas e carros de som. A fiscalização será integrada com o apoio das forças de segurança.

Denúncias de aglomerações: Pelo 0800 283 9255.

Viana

Comemorações de Carnaval: Estão suspensas. A equipe da Guarda Municipal, de forma integrada com a Polícia Militar, vai realizar ações preventivas para inibir aglomerações.

Denúncias: Pelo (27)99816-3968.

Fundão

Horários: Independente da classificação no mapa de risco, os bares continuarão funcionando somente até as 22h.

Regras: Blocos de Carnaval e shows, incluindo marchinhas, matinês, batucadas e desfiles, estão proibidos, assim como o uso de som alto nas praias, praças e ruas.
Fonte: Prefeituras citadas.

Reportagem Original

Veja também:  [Vídeo] Como fazer roupas da Barbie – Sem cola e sem costura 👗😍

Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas