Menu fechado

Cabify sai do Brasil: Uber e 99 devem ficar preocupados? – Revista iCarros

Uma das principais empresas de transporte por aplicativos, a Cabify encerrou suas operações no Brasil no último dia 14 de junjo, sendo que o anúncio já havia sido realizado em abril.

A Cabify funcionava no Brasil há cinco anos, mas antes de encerrar todas as atividades no País estava atendendo em apenas oito cidades.

Criada na Espanha, onde segue em atividade junto com outros países da América Latina, a startup chegou aqui para disputar espaço com Uber e 99, fazendo sucesso no início em São Paulo e chegando a adquirir a Easy Taxi em 2017.

A saída da Cabify tem muito a ver com a pandemia do Covid-19, mas coincide justamente com a retomada das atividades e com a volta do aumento de viagens nos transportes por aplicativos.  

Leia mais:
+ Como virar motorista de Uber ou 99?
+ Carros 0km 2021 mais baratos para se tornar Uber
+ Uso de transporte por app em SP cresce 75% entre mais pobres

Um estudo da Kovi, startup de locação de veículos para condutores de app, revela que 47% dos 983 condutores de veículos por app em São Paulo e Porto Alegre afirmaram que houve um crescimento na demanda de viagens, após a maior flexibilização de diversas áreas comerciais. Em contraponto, apenas 1,5% disseram que houve um aumento realmente grande.

No período de restrições, praticamente 100% dos condutores destas duas capitais registram queda de pelo menos metade das viagens nos aplicativos.

Os motoristas estavam realizando em média 12 corridas por dia durante as fases vermelha e de bandeira preta, subindo recentemente para 15 viagens de média com a reabertura gradual.

Antes da pandemia, os motoristas de São Paulo alegavam realizar aproximadamente 22 viagens diárias, enquanto os de Porto Alegre tinham média de 25 corridas. 

Veja também:  [Vídeo] Uber fica fora do ar e deixa motorista na mão !!

O estudo da Kovi, que atua justamente nessas duas capitais, mostra que houve um crescimento de 33% na média de quilômetros percorridos pelos motoristas na comparação com o período mais restritivo.

Apesar disso, a média semanal de chamadas por carro segue abaixo do normal. No período com maiores restrições eram 40 viagens e agora voltou a subir para 60 corridas.

Mais da metade dos motoristas que participaram da pesquisa afirmam que esse número voltará a crescer nas próximas semanas com uma possível diminuição de medidas restritivas e com cada vez mais pessoas vacinadas.

“As fases mais restritivas afetam diretamente os motoristas de app já que as pessoas saem muito menos de casa. Com a flexibilização, conseguimos perceber que o volume de corridas vem aumentando, mesmo que em uma velocidade menor”, diz Adhemar Milani Neto, CEO da Kovi.

Uber e 99 chegaram primeiro ao Brasil, estão consolidados e vão permanecer por aqui após esse período turbulento, mas não deixa de ser um sinal de alerta para essas grandes empresas de que o mercado de transporte por aplicativos também sofre com mudanças e vive em constante atualização pelas novas tecnologias implementadas nos smartphones e nos apps.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)

Instagram (instagram.com/icarros_oficial)

YouTube (youtube.com/icarros)

https://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x