Menu fechado

BlaBlaCar registra aumento no número de passageiros no 1° tri Por ESTOA

© Reuters. BlaBlaCar registra aumento no número de passageiros no 1° tri

No primeiro trimestre de 2022, a startup de transporte francesa BlaBlaCar registrou um aumento em seu número de passageiros no Brasil.

Após os efeitos da pandemia, a retomada de viagens fez com que o crescimento orgânico de usuários do serviço aumentasse durante os primeiros três meses do ano.

Alta nas viagens

Após períodos de desaceleração de seu uso causados pela pandemia de Covid-19, o número de usuários da francesa começou a subir novamente neste ano. Durante o primeiro trimestre de 2022, a companhia registrou um número de 1,8 milhão de clientes.

Essa quantia apresentou uma alta de 39% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, ano em que a companhia ainda sofria com os impactos gerados pela pandemia. Se apenas os números referentes ao mês de abril forem analisados, a alta foi de 90% em comparação ao mesmo mês de 2019, que havia sido o melhor para a empresa no Brasil.

Durante o período pandêmico, a startup se deparou com 2 milhões de novos viajantes, totalizando uma base de 12 milhões de usuários.

O vice presidente da BlaBlaCar na América Latina, Frédéric Ollier, afirmou em entrevista que a companhia se deparou com um aumento no crescimento orgânico de usuários durante os últimos dois anos, e que “também estamos (BlaBlaCar) vendo uma retomada das viagens e uma demanda que foi reprimida por muito tempo”.

O total de assentos de carona oferecidos também registrou altas nesse período. O crescimento, na comparação anual, foi de 27%, totalizando os 4,2 milhões durante o primeiro trimestre deste ano.

Segundo o executivo, desde o início de 2020, a companhia vem enfrentando períodos de altas e baixas na demanda de seus serviços, mostrando um cenário extremamente volátil desde o começo da pandemia.

Veja também:  BlaBlaCar completa cinco anos de Brasil com 8 milhões de usuários - Terra

No entanto, esse período também moldou a forma com que os viajantes utilizam os serviços da BlaBlaCar. Desde o começo de 2020, os passageiros têm optado por corridas mais curtas, característica que se mantém até os dias de hoje.

Segundo a startup, a distância média percorrida nas caronas do primeiro trimestre deste ano foi de 159 quilômetros, fazendo com que seu preço médio para o período fosse de R$ 37,00.

O aumento na base de passageiros da BlaBlaCar faz, também, que a companhia busque maneiras de reduzir os gastos de seus usuários nas corridas. Segundo a companhia, ao dividir o custo das viagens, os condutores e passageiros podem economizar entre 50% e 75%.

Os chamados percursos long-tail da companhia também registraram aumentos. Essas são rotas fora das mais populares no interior dos estados. De 30.000 percursos, esses representam cerca de 30%.

Com base em seu histórico, a francesa BlaBlaCar prevê um crescimento para a companhia ao decorrer do ano, especialmente na área de caronas. O marketplace de ônibus da empresa, o BlaBlaBus, também possui expectativas para crescimento, tendo como objetivo chegar a 300 empresas em seu leque, que integra, hoje, 140 companhias.

É dito, ainda, que a companhia promove uma rede de mobilidade alinhada com o desenvolvimento sustentável. Seus serviços poupam cerca de 1,6 milhões de toneladas de CO2, conectando 120 milhões de conexões entre seus usuários.

BlaBlaCar daily

Outra medida estudada pela startup para aumentar sua base de usuários no Brasil, é a estreia do serviço de caronas diárias para o trabalho (chamadas de commuting), o BlaBlaCar Daily.

Essa ferramenta foi lançada na França, seu país natal, ainda neste ano, e segundo Ollier, combina subsídios do governo e empresas, além de contar com a cooperação dos passageiros.

Veja também:  Idoso é agredido por motorista de aplicativo em BH; VÍDEO

A medida, no entanto, ainda está em fase de estudos, e sua implementação no Brasil não deve acontecer tão cedo. Segundo o executivo, a companhia vê grande potencial para o serviço em território brasileiro, ainda que o país não esteja “100% pronto para isso”.

Por Estoa

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 votes
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x