Menu fechado

Apple teria concedido APIs de funções extras para favorecer Uber e Zoom

Os usuários do iPad que utilizam o recurso multitarefa split-view sabem que não é possível deixar a câmera ligada em uma videochamada ao mesmo tempo em que usam a ferramenta. Mas, ao que tudo indica, usuários do Zoom podem. Isso porque a Apple teria fornecido uma API exclusiva para o app aperfeiçoar seu serviço. As informações foram reveladas pelo desenvolvedor Jeremy Provost, que desenvolve aplicativos para as plataformas da Apple, no blog Think Tap Work.

O tratamento preferencial permitia que o Zoom tivesse acesso a uma API do iPadOS que possibilitava o modo de tela dividida do split-view. Além do software de videochamadas, a Uber também se beneficiou das ferramentas da Apple. Segundo Provost, a empresa de mobilidade conseguiu um API para acelerar o desenvolvimento de suporte ao Apple Watch em 2015.

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith explicou em seu Twitter: “O Zoom tem um direito privado não documentado para permitir que ele grave sua câmera em tela dividida no iPad, uma função que outros aplicativos, como Cisco WebEx, que a própria Apple utiliza, não têm”.

Privilégio ou recurso?

Em resposta ao desenvolvedor, o Zoom explicou que o benefício é oferecido pela Apple por meio dos chamados entitlements (“direitos”). Com ele, os desenvolvedores conseguem acesso a funções privadas dos aparelhos da Maçã. No site oficial, a Apple explica:

“Um entitlement (direito) é um privilégio que concede recursos específicos para executar capacidades particulares. Por exemplo, um aplicativo precisa do direito ao HomeKit — junto ao consentimento explicito do usuário — para acessar a rede automatizada da casa de um usuário”.

Veja também:  [Vídeo] Primeira viajem com uber drive(completo)

A utilização de APIs privadas é permitida e a empresa deixa as regras transparentes em seu site. Porém, as ferramentas utilizadas pelo Zoom e pela Uber não fazem parte do programa de entitlements ou, pelo menos, não são citadas em nenhum documento da Apple. Assim, grandes companhias estariam ganhando privilégios da fabricante e mais vantagem em relação a desenvolvedores menores.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Reportagem Original


Caso ainda não conheça nossa comunidade, o Mundo Uber tem um fórum onde os membros podem interagir e postar dicas e dúvidas para os demais motoristas de aplicativo. Para acessar o fórum, é bem simples, basta clicar nesse link:
https://mundouber.com/forum/

0 0 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas